LUANDA: MAIS DE 400 PESSOAS BAPTIZADAS E RECEBIDAS EM ACTO OCORRIDO NA PARÓQUIA CENTRAL DO ZANGO 3
468 é o total de pessoas que receberam baptismo e que foram recebidas através do acto realizado pela Direcção Provincial da Igreja em Luanda, neste domingo, 03/11, na paróquia central do Zango 3, dando assim, cumprimento à orientação do Colégio Nacional da Igreja, quanto à realização, neste dia, da última sessão de batismo do ano 2024, em todo o território nacional.
Realizado duas vezes ao ano, no âmbito das festividades da fundação da Igreja e do passamento físico do seu fundador, Papá Simon Kimbagu e, consequentemente, nascimento de actual Chefe Espiritual da Igreja, Papá Simon Kimbagu Kiangani, marcadas para os dias 6 de Abril e 12 de Outubro, respectivamente, o batismo, para a Igreja Kimbanguista, é um sacramento. Um ritual de purificação para a transformação total de um indivíduo, sendo especialmente importante na vida cristã, representando simbolicamente a morte para o pecado e o renascimento para uma nova vida em Cristo Jesus. Também marca a entrada de uma pessoa na comunidade cristã, através do seu Envido Especial, Papá Simon Kimbagu.
Conforme os critérios estabelecidos, os recém-baptizados e recebidos aprenderam e concluíram, com êxito, o catecismo baseado na história e na doutrina kimbanguista em todas as paróquias comunais dos 9 municípios da capital do país, entre arrependidos (cristãos kimbanguistas que cumpriram sanções disciplinares por vários motivos), convertidos (cristãos já baptizados em outras religiões) e catecúmenos (baptizados pela 1ª vez).
Na ocasião, o Presidente Delegado do Colégio Executivo Nacional da Igreja Kimbanguista em Angola, destacou a valência espiritual de baptismo. Sua Reverendíssima Francisco Mpaka falou ainda da viagem de Nkamba, por conta das festividades de 12 de Outubro e os resultados obtidos em todo país e, particularmente na província de Luanda, através dos trabalhos de apoio à Nova Jerusalém. Os trabalhos locais mereceram, igualmente, da atenção da mais alta figura do Kimbanguismo em Angola. “Todos os grupos devem terminar com os trabalhos dos seus escritórios e sensibilizarmos os membros nos momentos de ofertas para terminarmos com as nossas obras,” realçou.
A homilia esteve a cargo de Reverendo Paulo Sapalo, Inspector Nacional Adjunto, que baseou a sua dissertação nos livros de Êxodo: 20:1-17, Lucas: 3:16-16 e 5:10-11, cujo teor referenciou, dentre outros pontos, a importância da cerimónia na vida espiritual. “Baptismo é uma aliança que se estabelece entre você e Deus, que não pode desfazer. Recebendo batismo de Espírito Santo, é assumir o compromisso de seguir os passos de Papá Simon Kimbangu,” realçou o membro do Colégio Nacional residente na província do Moxico.
O acto que baptizou e recebeu mais de 400 almas foi testemunhado por centenas de participantes, entre fiéis e não Kimbanguistas, por sinal, familiares dos recém-baptizados.
As nossas desculpas pela qualidade das imagens (sem tratamento).
PRESKI ANGOLA – DNEP
EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO:
M. Leandra Abreu
M. Judith Mavando
P. Simão Kiala
AUDIOVISUAL:
P. Ricardo Mbaki
P. Simão Mbaki
P Didier Infos
TÉCNICA SONORIZAÇÃO:
P. João Kiaco
P. António Mbuangi
M. Yolanda
M. Teresa
COORDENAÇÃO:
P. Francisco Mbaki
P. António Montana
P. Alberto Mavinga
SUPERVISÃO:
Rev. Maiamona Menaiame
Share this content:




Post Comment